Resultados

Como saber se o resultado almejado está realmente  sendo atingido??
Vejo muitos alunos "viciados" na balança.... para saber quanto perdeu após o treino ou, quanto ganhou!!
Não é bem assim!!! Ter um peso agradável na balança nem sempre é sinônimo de saúde. É preciso analisar o que tem por dentro do corpo!

Bom, a balança pesa tudo o que existe no seu corpo, logo, se você ficar mais inteligente, e seu querido cérebro aumentar de tamanho, seu peso na balança vai aumentar!!! =)

Brincadeiras a parte, antes de se preocupar com a balança você precisa saber o quanto de massa magra e massa gorda possui!!

   Avaliação física!!! Existem diversas avaliações, desde as mais simples até mesmo as mais complexas como pesagem hidrostática. É uma poderosa ferramenta científica de trabalho para montar um bom planejamento de treino! Através dela, pode-se analisar diversas variáveis, tais como: fatores de risco para saúde, força, flexibilidade, composição corporal e muitos outros. Assim, o aluno consegue ver seus resultados de forma mais clara, detectar o que precisa melhorar juntamente com seu professor.

É preciso reafazer a avaliação periodicamente, pois as adaptações e evoluções do corpo são muitas, logo, não pode se basear na mesma avaliação por muito tempo. É recomendável que se faça uma nova avaliação a cada 3 meses, tempo hábio para um resultado significativo. Mas, é muito importante saber que quanto mais treinado, menos treinável!!
Oque significa isso??
Que quanto mais treinado e condicionado seu corpo estiver, menores serão seus resultados quando comparados ao início do programa de treino! Por isso, neste momento, cada melhora é uma grande conquista, necessitando de mais esforço e disciplina! 

Enfim, analisar as variáveis fisiológicas do seu corpo é muito mais interessante do que uma simples balança!!

    Além disso, temos outros resultados tão quanto ou mais importante que esses, isso depende do objetivo de cada um. O exercício físico trabalha com todos os sistemas do corpo humano, e pode alterar positivamente cada um deles. Exemplos:

-melhora do sono
-redução do estresse
-redução da ansiesdade
-melhora do condicionamento cardiovascular
-melhora do condicionamento cardiorespiratório
-diminuição dos triglicerídeos
-melhora da captação da glicose
-diminuição dos riscos de doenças crônicas degenerativas (diabetes, hipertensão...)
-regulação da pressão arterial-aumento da massa óssea (quem tem osteoporose)
-ativação de alvéolos inativos por não utilização (diferente de necrose por substâncias químicas como cigarro)
 -e etc!!