segunda-feira, 23 de maio de 2011

Abdominal perde barriga??

Nosso abdome é composto por 11músculos:



É um conjunto de músculos extremamente importante que precisa ser treinado!! Independente se ele emagrece ou não, suas funções são indispensáveis: Estabilização da coluna lombar, aumento ou diminuição da pressão intra-abdominal (inspiração, expiração, vômito, defecação, micção, tosse e no parto. Mobilidade da pelve, do quadril, do tronco, flexão da coxa e melhora na digestão.
Com o abdome enfraquecido, as costas tendem a ficar "corcunda", e a pelve para frente, aumentando os riscos de problemas posturais como hérnia, desgaste das vértebras, encurtamentos e etc.

Como qualquer outro músculo esquelético do nosso corpo, o abdome demanda energia para se manter ativo, isso é, demanda calorias, e quando fazemos exercícios específicos para ele, abdominais, gastamos energia para a execução do mesmo. Porém, temos que pensar no que é mais eficiente!! Exemplo: Se você fizer agachamento e gastar 100 calorias em 2 seções de 10 a 12 repetições, enquanto no abdominal fazendo o mesmo esforço você utilizar 50 calorias, qual emagrecerá mais??
Outro ponto de vista: seu corpo não usa necessariamente a gordura do local onde está sendo exercitado. Logo, você fazer 1.000 abdominais não garante a perda da gordura localizada na região central. Apesar de que alguns estudos têm mostrado que, com o exercício localizado, pode aumentar a capilarização, a temperatura, e assim influenciar na perda da gordura localizada. Porém, o assunto ainda é bastante controverso. Há estudos que defendam que o emagrecimento é sistêmico, há estudos que defendem que o emagrecimento é local.
 O emagrecimento vem de um conjunto de exercícios, a cada músculo que você trabalha, pós exercício demanda utilização de gordura para resintetizar o musculo "estressado" e cicatrizar as "lesões". O metabolismo da gordura pode aumentar em até 60% no repouso após um treino intenso.  

Portanto, o abdome deve ser treinado como qualquer outro músculo do corpo, e pode não ser unicamente responsável pela perda da gordura corporal.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário