quarta-feira, 25 de maio de 2011

IMC é uma boa referência??

IMC significa Índice de Massa Corporal. Para calcular o IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela a altura ao quadrado (em metros). Este cálculo é utilizado para saber se você está abaixo, normal ou acima de seu peso ideal. Exemplo: 60 Kg e 1,67 de altura.

IMC = 60 ÷ 1,67²
IMC = 60 ÷ 2,78
IMC = 21,5

  Veja abaixo a tabela de classificação:

(clique na tabela)

Certo... índice de Massa Corporal... mas que massa???  Gordura?  Músculo? Resíduos? Peso ósseo?

O que você vê de diferente entre essas duas mulheres??




E entre esses dois homens??


 











        Tudo!! Tanto visivelmente, quanto internamente! Porém, o IMC pode perfeitamente ser o mesmo para os dois gêneros, de forma que um possui uma massa gorda (gordura) muito maoir do que o outro que possui uma massa magra (músculo) muito maior. Algumas vezes visualmente não é possivel detectar as diferenças como por exemplo os falsos magros.

Pois bem, o IMC leva em consideração a altura e o peso, e não o que existe na composição corporal.

O que fazer????

Investigar seu IMC. Mesmo que ele tenha dado como ideal, você precisa saber se ele é realmente ideal. Você pode estar com excesso de gordura corporal e ele não levará em consideração, e mesmo assim o IMC ainda estará ideal. O mesmo pode ocorrer se uma pessoa estiver com o percentual de gordura baixo e uma massa muscular elevada, o IMC pode acusar obesidade, quando na verdade, ele não está obeso!!

É errado calcular o IMC?? Não, inclusive é fruto de estudos científicos e sua fórmula validada. Porém, essa variável isolada pode não ser tão interessante. Além do IMC, faça uma avaliação física completa, que te dará tudo que você precisa saber!

6 comentários:

  1. Muito legal essa matéria! Às vezes fazemos apenas o IMC básico, podemos até estar perdendo massa magra achando que estamos perdendo gordura. Parabéns pela matéria!! =]

    ResponderExcluir
  2. Nossaaa...realmente, do que vale só esse IMC???

    ResponderExcluir
  3. Interessante, alias curioso, até pq esse IMC é utilizado em varios momentos, quando você vai em uma consulta com NUTRICIONISTA, quando mostra reportagens no FANTASTICO a respeito de saúde, sempre se referem ao IMC como um determinante para obesos e outros!!! Concordo que além de calcular o IMC de determinada pessoa é preciso tambem saber a que se refere esse valor do IMC, se é gordura? Musculo? Aprofundando assim em valores concretos e não abstratos!!! Muito bom, valeu a orientação!

    ResponderExcluir
  4. Exatamente! Hoje, infelizmente a mídia não está ajudando! Muitas vezes atrapalha nosso trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Sem contar a avaliação fisica completa, sera que algum dia será possível ter uma medição de um índice mais completo, ou pelo menos mais real?
    Por que, por mais que possa ser ''errado'' ou ''ilusório'', o cálculo de IMC feito hoje ainda é o norte de várias pessoas, tanto para ganhar peso, perder peso, ganhar massa, enfim...

    ResponderExcluir
  6. Sim, existe avaliações completas que medem até o quanto de fibras tipo I Iresistência) e tipo II (glicolítica, hopertrofia)você possui no corpo. As avaliações feitas com composição corporal, que medem: Masa magra, % de gordura, Capacidade cardiorespiratória... que geralmente tem nas academias tradicionais, já dão para saber a real situação coporal. Porém, o IMC é algo que não dá "trabalho" para o avaliador. Mas, como visto, não é suficiente!

    ResponderExcluir