segunda-feira, 16 de maio de 2011

Diabetes e exercício físico parte II

Continuando nosso papo.... Veja através do gráfico, o que acontece com nosso corpo quando ingerimos um alimento bom e um alimento ruim:
Traduzindo, quando comemos um chocolate por exemplo, a glicose no nosso sangue fica como representada no gráfico pela cor vermelha, e para retirar esse tanto de glicose, é preciso muita insulina, como representada por pontilhado azul cobrindo a cor vermelha. Isso faz com que o pâncreas trabalhe mais. Já, quando comemos um alimento de melhor qualidade como um integral, existe uma baixa concentração de glicose disponível no sangue e menor libração de insulina para a utilização da mesma. Portanto, temos que cuidar das nóssas células Beta, evitar alimentos com alto índice glicêmico fora de hora. Consulte um nutricionista para tirar suas dúvidas e ter uma alimentação saudável.

Pois bem, e Exercício Físico??? Onde pode ajudar???

Exercício Físico na Diabetes

A consequência do exercício físico pode fazer o mesmo papel da insulina: sinalizar para que o GLUT4 (no vídeo representado pela cor roxa) suba até a membrana e assim possibilite a entrada da glicose na célula. Vamos entender esse processo bioquímico!! É fácil!
Bom, como já havia dito, a gliose entra na célula para gerar energia certo? Pois bem, essa energia chama-se ATP. Para o corpo humano realizar qualquer coisa, até mesmo dormir, é preciso energia.    Vamos usar a contração muscular como exemplo:

Então, quando usamos essa energia ATP, ela vira um ADP e um AMP. ATP vem de tri, 3 fosfatos. ADP vem de di,2 fosfatos e um AMP vem de mono, 1 fosfato. Viu como é simples, são 3 fosfatos quando ainda não foi usado, e se transforma em 2 e 1 fosfato separadamente quando utilizado como fonte de energia. 
Por fim, essa sobra AMP se liga a uma enzima e vira AMPkinase. Essa junção faz o papel da insulina e consegue a entrada da glicose na célula!! Ela sinaliza a translocação do GLUT4 e assim ocorre a entrada da glicose independente da insulina.

Lembrando que o diabético tipo 1 não produz insulina, logo, precisará continuar com suas aplicações mas terá que ficar atento a respota do exercício, pois pode gerar uma hipoglicemia: retirada da glicose pela insulina e pelo AMPkinase. Já o diabético tipo 2 pode reverter a patologia e se tornar saudável sem a necessidade de remédios. Logo, se você faz exercício regularmente, muitos ATPs serão utilizados e muitos AMPs sobrarão, que se juntarão a enzima e formarão APMkinaze!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário