segunda-feira, 2 de maio de 2011

Quer emagrecer??

Emagrecimento... assunto polêmico!!
   Mas, se as pessoas soubessem que é mais fácil do que se imagina... de que não é preciso tanto sofrimento, nem tantas restrições.... Como os estudos cientificos já comprovam, o exercício aeróbio não é a melhor forma de emagrecer!!!

Calma!! Calma!!! Vamos lá!
Porque surgiu a teoria de que o aeróbio emagrece????

   Bom, quando fazemos exercício de baixa intensidade, a principal fonte de energia é a gordura. SIM, realmente é!!!  Basta analisar através de aparelhos medidores de gases, encontrados em laboratórios de fisiologia do exercício, de fácil acesso a qualquer um. Porém, o que não foi dito era o que acontecia APÓS o exercício aeróbio.
   Vejamos, nosso corpo é um sistema que busca a homeostase (equilíbrio), se submetido ao frio, irá reter o calor para se manter aquecido...se submetido ao calor, irá liberar o calor para se refrescar, se submetido a fome, irá economizar energia para manter-se vivo e assim por diante. Sendo assim, quando você realiza um exercício aeróbio, seu corpo vai buscar o equilíbrio, de forma a compensar e as vezes até mesmo supercompensar o gasto. De acordo com o dicionário Porto Editora, compensar significa equilibrar um efeito negativo.
   Logo, após um exercício com predominância de gasto de gordura (aeróbio), seu corpo tenderá a compensar e recompensar a perda da gordura!
   Pra você ter idéia, foi realizado um estudo com dois grupos de pessoas por 1 ano. Ambos comiam as mesmas coisas, porém, um grupo fazia exercício aeróbio e o outro não fazia nenhum exercício, apenas se mantia com a dieta. Resultado, o grupo que fazia o aeróbio não emagreceu e ainda ganhou gordura comparado ao grupo que não fez exercício físco!! É isso aí... não emagreceu e ainda "engordou"!!

 Por quê??

Porque o corpo busca o equilíbrio...se você gasta gordura, ele recompensa a gordura...se você gasta glicose, ele recompensa a glicose!!!  Portanto, você tem que desequilibrar seu organismo "enganando" sua forma  trabalhar!! Veja uma breve explicação na matéria a seguir:

 

Esse assunto é bastante extenso, muitas variáveis tem de ser levada em consideração...
Falaremos mais sobre esse assunto!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário